autoestima
Você fica mais rico quando ajuda outras pessoas
Um “plano de riqueza coletivo”, que eleva não só a sua qualidade de vida, mas também possibilita melhores condições de vida a outras pessoas, tem muito mais chance de dar certo do que um plano de riqueza egóico e solitário. Veja só as diferenças entre um estilo e outro e trate de trabalhar pela prosperidade ampliada!
Quando você tem um plano de prosperidade e leva outras pessoas consigo, tornando não só a sua vida melhor, mas também a vida de outras pessoas, as chances de você conservar sua riqueza aumentam exponencialmente. O contrário também é válido. Se você busca a riqueza de forma egóica, muitas vezes até passando por cima de outras pessoas para isso, ou fazendo “pactos” comprometedores, você pode até chegar lá, mas a chance de seu castelo ruir e ninguém te acudir será muito maior.
Tem gente que chega para mim e fala: “Soraya, quero ser mais rico”, não sei o que faço, já tentei de tudo”. Ou então “Soraya, fui uma pessoa muito rica no passado, mas hoje estou numa pior, não sei o que aconteceu”.
Ser rico ou não ser: uma questão de mentalidade, planejamento e ação
Vamos pensar em um jovem advogado que tem possibilidades de ganhar quantias razoáveis de dinheiro montando um escritório de advocacia próprio e que tem recursos para isso. Provavelmente ele será próspero, se for bom em seus serviços e entregas.
Mas e se esse mesmo advogado tem um espírito empreendedor mais inflamado e quer ir além? E se ele quer construir um aplicativo oferecendo consultoria jurídica descomplicada para pessoas que tem a vida corrida? E se ele leva esse plano adiante, contratando profissionais para caminhar rumo a essa concretização com ele? E se ele obtém um sucesso e lucro inimagináveis?
As pessoas com mentalidade de riqueza não se preocupam com todos esses “e se...” ou seja: as pessoas com mentalidade de riqueza não ficam reféns de suposições, não toleram ficar presas à eterna dúvida de que algo pode dar certo ou errado.
Práticas, as pessoas com pensamento voltado à prosperidade partem para a ação e não medem esforços para alcançar o que querem, sendo justas com todos que contribuíram para suas realizações e reconhecendo que não chegaram até ali sozinhos.
As características das pessoas de mentalidade rica
Quem cultiva a mentalidade da prosperidade, ou o pensamento de riqueza, possui as seguintes características:
Generosidade. Pois entendem que se o seu sonho é muito grande, precisarão de outras pessoas para sonhá-lo e realizá-lo junto. E mais! Uma pessoa com mentalidade de riqueza quer que o outro também usufrua de suas conquistas e vitórias, ampliando-as.
Capacidade de descentralizar poder. Uma pessoa centralizadora, que não confia em outras pessoas e nos seus trabalhos, não consegue chegar ou se manter em uma posição de liderança ou de conquista. Saber delegar e confiar são atitudes necessárias para quem busca mais prosperidade.
Humildade. Nunca é demais lembrar desta qualidade. Uma pessoa que alcança a riqueza com humildade conserva o seu legado. Já aquela que “chega lá” e começa a se esquecer de todos e todas que o auxiliaram provavelmente levará junto muitos inimigos e dissabores pelo caminho, muitas vezes tornando a riqueza um fardo difícil de carregar.
Ousadia. Desta qualidade não precisamos nem dizer muito, não é mesmo? Quem pensa mas não age pode se tornar um eterno sonhador.
Vamos ampliar a riqueza? As vantagens de desejar que você e que o outro sejam ricos
Espero que com este texto tenham ficado claras as vantagens que temos quando pensamos em ficar rico e emanamos o desejo real e sincero de que outras pessoas ao nosso redor possam desfrutar dos mesmos benefícios.
Para mim, um exemplo que deixa evidente essas vantagens é o da constituição de empresas. Quando temos projetos que possibilitam envolver e empregar outras pessoas, geramos o fortalecimento da nossa própria riqueza.
-> Um funcionário satisfeito sempre vai querer que a empresa que ele trabalha dê certo.
-> Uma família constituída com base no carinho sempre vai torcer para que todos da casa sejam prósperos e alcancem seus sonhos, porque isso vai garantir uma vida melhor de forma geral.
-> Quando passamos por um momento de crise, em que vemos as nossas construções e mesmo patrimônios ameaçados, se nós construímos nossa riqueza considerando o próximo provavelmente receberemos toda espécie de ajuda nessa hora mais difícil.
E então, vamos cultivar a mentalidade de riqueza e desejar que nossos semelhantes sigam o mesmo caminho?
Se quiser mais dicas e orientações como essas o processo de coaching pode te fornecer caminhos personalizados, de acordo com suas características e vida.
Fico à sua disposição para conversarmos!
Com amor,
Soraya Contin
Psicóloga e Coach
Acesse minhas redes sociais:
![]() |
![]() |
![]() |