autoestima

Influência da autoestima nas escolhas da sua vida

image



Autoestima vai muito além de você olhar no espelho e gostar do que vê. É gostar de você de dentro para fora, respeitar seus limites e se conhecer. Como anda a sua autoestima? Saiba como a autoestima está ligada a todas áreas da sua vida.


Vamos pensar nesses dois termos que formam a palavra autoestima: estimar é gostar. Quando temos consideração e outros sentimentos por algo ou alguém, dizemos que estimamos aquela pessoa. Já a palavra auto refere-se a uma noção ou ação voltada a si mesmo


Portanto, autoestima tem a ver com o amor e acolhida que proporcionamos a nós mesmos


Quando você pensa na imagem de pessoas bem-resolvidas, quais posturas elas sustentam? Geralmente aparecem confiantes, com sorrisos plenos em seus rostos, postura ereta e ar de tranquilidade. 


No caso inverso, quando pensamos em pessoas que não têm amor por si próprias, temos a imagem de indivíduo cabisbaixo, com olhar fugidio e a fala engasgada, como se não conseguisse expressar o que pensa.

Não tenho dúvidas de que a vida sorri mais e dá mais possibilidades para a pessoa do primeiro exemplo, isso porque a autoestima está ligada a todos os setores da sua vida.

Para melhor exemplificar o impacto da autoestima na vida das pessoas, vamos chamar o indivíduo que está com autoestima em dia de João e o sujeito que anda com autoestima em baixa de José. Vou dar alguns exemplos de como cada um de nossos personagens encaram as situações da vida.


Quando a autoestima falta na carreira

Vamos imaginar que João, que tem sua autoestima em dia, tenha sido criticado em frente a seus colegas em uma importante reunião de trabalho. Qual seria a reação dele? Consciente da competência e empenho que coloca todo dia em suas tarefas, ele opta por esclarecer ali mesmo, de maneira calma, que a crítica não tem fundamento e aproveita a oportunidade para rebatê-la com argumentos e assim mostrar que está por dentro de seu trabalho.


Imagine José, nosso personagem com baixa autoestima, que já acordou atrasado, discutiu com a mulher porque ela disse que ele ele está em falta com as tarefas da casa e chegou ansioso na reunião. Ao ser criticado, José fica com o corpo retraído e todos percebem o mal-estar. Ele volta para casa e, em vez de usar o tempo livre para descansar e combinar melhores práticas com a mulher, ele não consegue parar de falar como o mundo é injusto e como seu chefe humilha ele na frente de todos, gerando assim um novo ciclo de discussões e cansaço.


Quando a autoestima falta nos relacionamentos


Imagine que após sua jornada de trabalho João, com seu amor próprio elevado, está tão feliz e em paz com sua vida que decide compartilhar suas experiências positivas com todos. O filho Pedro não estava assim tão animado, mas ao contato carinhoso do pai, acaba esquecendo dos desafios do dia. A mulher Maria, ao ver pai e filho se dando bem, propõe prolongar a conversa sobre o dia de cada um durante toda janta, proporcionando um feliz momento de trocas.


Já José, depois de ter sentido que seu trabalho foi diminuído e de ter falado mal de seu chefe por três horas seguidas para Teresa, mal percebe quando sua filha Joana chega em casa. Ao ir escovar os dentes antes de deitar olha no espelho sentindo-se mais velho e cansado do que realmente é e fica se perguntando o que as pessoas estão pensando dele agora. Tem uma péssima noite de sono, acorda atrasado e chega com uma cara péssima no trabalho.


Se identificou?

Com os exemplos acima procurei demonstrar, meu caro leitor ou leitora, como a autoestima está totalmente conectada com todos os momentos, escolhas e decisões de nossas vida. Por isso é comum ouvirmos que a autoestima, que é nosso poder pessoal, traz bem-estar, alegria e uma vida mais plena e repleta de oportunidades. 


Como coaching, uma das primeiras triagens que realizo em meus atendimentos é da autoestima do meu coachee (aquele que é atendido). Há inúmeras ferramentas e métodos para você despertar e fixar a autoestima em sua vida, tornando a sua jornada muito mais feliz e proveitosa.

 

Com amor, Soraya Contin Psicóloga e Coach




Acesse minhas redes sociais:

Deixe seu nome e e-mail que entro em contato com você !




Se você prefeir me chame pelo Whatsapp!