carreira

Como se afastar de família tóxica pode libertar o seu potencial pessoal e profissional

image



Quando se fala em pessoas tóxicas, a maioria pensa no parceiro amoroso, num amigo ou num conhecido. Porém, é possível que a toxicidade exista no núcleo familiar e que você tenha uma família tóxica.

Pelo fato de o núcleo familiar ter uma aparência quase que totalmente idealizada, é muito difícil de realizar que ele pode ser tóxico. As relações familiares são capazes de nos fazer sofrer e ainda assim nós ignoramos isso.

Quais são os sinais de uma família tóxica? Como lidar com uma família tóxica? Prossiga com a leitura do artigo e veja como sair dessa situação!


O QUE É UMA FAMÍLIA TÓXICA E COMO ELA PODE SURGIR? 

“Quando há desconforto, inferiorização, abuso e humilhação nas relações familiares, significa que existe um relacionamento tóxico no núcleo familiar.”

Cada família é um universo à parte, sendo difícil definir de maneira exata o que é uma família tóxica. Ela não é aquela onde há conflitos, pois eles são comuns e muitas vezes são úteis para se ter a harmonia familiar.

De forma geral, uma família tóxica é aquela onde há relações familiares com humilhação, descrença, inferiorização, desconforto e abuso. Nessa situação, o conflito é constante e se torna mais difícil de alcançar a harmonia.

Dessa maneira, você acaba tendo o seu potencial pessoal e profissional minado, pois se torna difícil manter a saúde mental e o equilíbrio emocional.


QUAIS SÃO OS TIPOS DE FAMÍLIA?

O relacionamento tóxico não é uniforme, podendo ocorrer de diferentes formas em diferentes famílias.

Família isolada: os membros se distanciam da comunidade e há uma perda de identidade individual deles;
Família integrada: há um equilíbrio entre o indivíduo e o grupo familiar;
Família aglutinada: há uma sensação sufocante de que o indivíduo tem pouca importância na família, que é mente fechada e onde constantemente existe desconfiança;
Família uniformizada: os membros da família são submissos, não havendo espaço para diferenças.

Em cada tipo de família ruim, a toxicidade das relações se apresenta de uma maneira diferente. Para lhe ajudar a reconhecer, existem os sinais de uma família tóxica.


QUAIS SÃO OS SINAIS DE UMA FAMÍLIA TÓXICA?

Apesar de cada família ser diferente (e com isso, o relacionamento tóxico também é diferente), há sinais comuns que identificam uma família ruim. Eles são:

Excesso de controle por parentes tóxicos. Isso gera em você dependência emocional e atrapalha as suas capacidades adaptativas;
Conflito constante e intenso;
Falta de comunicação entre os membros;
Pais imaturos que não cumprem com as suas responsabilidades, obrigando os filhos a se “tornarem adultos” muito cedo;
Grande nível de exigências e expectativas pelos pais;
Abuso ou violência familiar, que pode ser psicológico ou físico.


COMO CONTINUAR COM A SUA FAMÍLIA TÓXICA QUE MINA O SEU POTENCIAL PESSOAL E PROFISSIONAL?

Infelizmente, é muito comum frases como “não dê bola” ou “ignora isso” quando se fala de relações familiares complicadas. Isso dificulta a identificação de uma relação abusiva e abre espaço para a naturalização desse tipo de toxicidade.

A verdade é que não tem como passar por esse tipo de situação incólume – no futuro, você acaba recebendo o “resultado” dessas relações familiares. Isso limita o seu potencial pessoal e profissional, pois:

Você acaba se tornando um adulto com medo de estar sendo manipulado;
Passa a ter dificuldade nas interações sociais e em confiar nos outros;
Não consegue lidar com fracassos;
Não apresenta identidade própria;
Tem dificuldade na autoaceitação, se cobrando demais;
Não consegue priorizar os próprios sentimentos;
Se sente ansioso frequentemente.

A melhor opção é aprender a como lidar com a família tóxica e até mesmo praticar o distanciamento familiar!


COMO LIDAR COM UMA FAMÍLIA TÓXICA?

Se você está tendo relações familiares insustentáveis, não é uma opção permanecer dentro do núcleo familiar. Ao ficar, você corre o risco de perder a sua saúde mental e o equilíbrio emocional.

Então, como lidar com uma família tóxica?


Busque por ajuda profissional
O primeiro passo para lidar com esse problema é a busca pela ajuda profissional de um psicólogo ou psiquiatra. Ele saberá oferecer a você a melhor solução e mostrará como ficar bem nesse tipo de situação desgastante.


Não fique no aguardo de mudanças espontâneas
Infelizmente, parentes tóxicos não mudam do nada – você pode até mudar, mas nem sempre consegue modificar o comportamento tóxico dos outros. Ao esperar que o outro mude, você acaba se tornando uma pessoa angustiada.

Por isso que o melhor é não esperar pela mudança das outras pessoas na sua família.


Imponha os seus limites
Não dependa da aprovação familiar para fazer as suas coisas, pois você tem a capacidade de tomar as próprias decisões. Se quiser, pode compartilhar elas, mas não se trata de uma obrigação.


Não reprima os seus sentimentos
Se puder, conte com uma figura de confiança para expressar o que sente sobre as suas relações familiares. Ao reprimir suas emoções, você corre o risco de participar dos conflitos na casa e agir impulsivamente.


Passe um tempo com pessoas que lhe fazem bem
Busque criar relacionamentos com pessoas que lhe dão afeto e que de fato lhe fazem bem, de forma que consiga gerenciar as emoções difíceis.


Pratique um pouco de distanciamento familiar
Adotar um distanciamento familiar, mesmo que momentâneo, pode ajudar você a recuperar o controle da própria vida. Além disso, evita que entre nos conflitos familiares, que costumam gerar estresse na sua vida pessoal e profissional.


É NECESSÁRIO CORTAR LAÇOS COM FAMILIARES TÓXICOS?

Em última escolha, acaba sendo sim necessário romper laços com a sua família. Esse ato deve ser realizado quando se torna insustentável manter um relacionamento com a família, não sendo possível chegar numa solução.

Nunca é fácil romper laços com figuras tão próximas na sua vida, mas tenha em mente o que lhe fez se afastar da sua família tóxica. Não esqueça do potencial pessoal e profissional que você tem!


Com amor, Soraya Contin
Psicóloga & Coach




Acesse minhas redes sociais:

Deixe seu nome e e-mail que entro em contato com você !




Se você prefeir me chame pelo Whatsapp!